A Porta-Bandeira

Blog da Primeira porta-bandeira da Inocentes de Belford Roxo, Lucinha Nobre.

Sunday, January 31, 2010

PORTELA RECEBE BEIJA-FLOR EM ENSAIO DE QUADRA


O jornalista Chico Pinheiro surpreendeu e encantou a todos cantando vários sambas da Portela.


Eu & Roger recebendo a maravilhosa Selminha Sorriso durante visita da Beija-Flor.


Eu & Sel!!!!


Mais uma noite inesquecível na Portela, presença de pessoas muito queridas como a grande porta-bandeira Selminha Sorriso, além de diversos integrantes da Beija-Flor. A Selminha tem um charme ao bailar que hoje em dia é muito particular. Infelizmente com o passar dos anos a nossa dança vai caindo numa mesmice e hoje em dia você quase não vê mais uma menina bailando com o charme e com a graça da Selminha. Ela caminha gingando e tem um carisma impressionante, além de ser uma pessoa rara, generosa, educada, gentil e carinhosa. Eu fiquei muito feliz em poder recebê-la na nossa quadra e por isso faço questão de dividir esse momento com vocês.

Quando cheguei na Quadra ainda antes da bateria se apresentar, a mesma já se encontrava lotada com o grupo de pagode se apresentando e um animado Chico Pinheiro, completamente emocionado, entoava animado diversosos sambas da Portela. Foi aplaudidíssimo por uma animada platéia que contava com portelenses baianos, pernambucanos, gaúchos, entre muito outros de diversas cidades do Brasil. Nunca tiramos tantas fotos na Quadra, foi muito legal. Os portelenses têm sido muito carinhosos e isso no fortalece.

Carnaval taí!!!!


Friday, January 08, 2010

DEUS ABENÇOE DODÔ E SEUS 90 ANOS DE GLÓRIAS!!!





Aqui acima todas nós, na van, indo da Sapucaí para a casa de Dodô

Domingo, 03 de janeiro de 2010. No alto do Morro da Providência, Maria das Dores Rodrigues se prepara para um dia especial. Eu, Selminha, Rute, Alessandra, Squel e Verônica estamos ansiosas!!! Passaremos uma tarde com a Dona Dodô. Comentamos sobre como vamos nos comportar, o que pode e o que não pode, sabemos que cantar parabéns não podemos de jeito nenhum. Ela não gosta. Assim como não gosta de surpresas e nem de beijo no rosto vindo de homem, é uma dama de respeito.

Agora que estou na Portela tenho convivido mais tempo com ela. E esse é o maior presente que a Portela está me dando. Uma oportunidade única. Dodô esteve presente em TODOS os campeonatos da Portela. Desfilou muitos anos como primeira porta-bandeira e quando passou a bandeira para as mãos de Wilma Nascimento foi ser segunda por-bandeira, uma novidade para ela, que já começou como primeira porta-bandeira, em 1935, aos 15 anos recém completados. Isso não é lindo? Acho de uma dignidade ímpar.

O momento mais lindo que eu vivi na Portela até agora com ela foi em 8 de dezembro, o dia da missa por nossa padroeira, Nossa Senhora da Conceição. Eu estava dando aula de tarde enquanto ela arrumava a quadra para a missa em ação de graças. De longe eu a admirava, caminhava lentamente de um lado para o outro, levando toalhas brancas e azuis, distribuindo cuidadosamente flores pelo altar improvisado no centro do palco, dava ordens que deveriam ser imediatamente cumpridas, distribuia sorrisos aos que lhe cumprimentavam. Ao passar e ver um dos jovens casais dançando, ela parou e começou a admirar. Enquanto eles dançavam, as mãos dela acompanhavam, dançando pelo ar, como se revivesse os lindos momentos que ali passou. Por alguns instantes o tempo parou e Dodô ficou ali, imóvel, bailando apenas com as mãos, como se estivesse em câmera lenta. O sorriso no rosto ao olhar o jovem casal entregava um amor infinito ao pavilhão, uma cena que não tem como descrever. Cheguei perto e fiquei tentando imaginar em que ela estava pensando. Ao me perceber ao seu lado, rapidamente ela me disse que o William e a Karoline lembravam muito Andrea Machado e Jerônimo, me disse que "quando eles pegavam uma reta em giro forte, não tinha pra ninguém!!!" Enquanto os via dançar, dava instruções que eles não conseguiam ouvir mas eu tratava de fazer as vezes de pombo-correio, aproveitando o momento único. Interessados, os outros alunos chegaram perto, Karol e William se empolgaram e dançaram com toda vontade, como se trabalhassem para um promissor futuro da Portela. E eu ali, entre o passado e o futuro da Portela, tendo a honra de ser o presente e humildemente ajudando a criar novos frutos da jaqueira. Satisfeita, Dodô me olhou, deu uma piscadinha e disse: "É isso aí, porta-bandeira!" e saiu, voltando rapidamente para a seriedade de seus afazeres. A noite, já devidamente arrumada para a missa, me pediu que a acompanhasse até o palco, caminhamos de mãos dadas pela quandra e eu senti uma calma muito grande, uma paz interior. Então ela me pediu que a ajudasse nos últimos detalhes e por fim me sentou ao lado do Jerônimo, sentando-se ao lado dele para acompanhar a missa. Meus pensamentos iam e vinham enquanto o padre pedia por nós, pela Portela e agradecia Nossa Senhora da Conceição. Chorei como criança durante toda a missa e não consegui explicar a ninguém a razão de tamanha emoção. E ainda recebi de Dodô a tarefa de levar o bolo aos presentes, uma coisa muito simples mas que eu fiz com o maior prazer desse mundo. Como diria Rogério Rodrigues, isto é Portela!!

Por essa e por muitas outras que eu estou aqui para homenagear a Dodô, que é a maior porta-bandeira de todos os tempos!!! Salve Dona Dodô, a Grande Dama de uma escola que é repleta de maravilhosas mulheres, guerreiras e sambistas!!!



"O MEU PAVILHÃO É MINHA PAIXÃO
A LUZ DA CIÊNCIA É ELA
É SAMBA, É JAQUEIRA QUE NÃO VAI TOMBAR
SOU PORTELA!!!!"

Sunday, January 03, 2010

Fabrício Pirez & Christiane Caldas na Feijoada da Portela


Ontem a feijoada para mim teve um gostinho emocionante, diferente. E tenho certeza de que para esse casal também. Eles já foram da Águia e agora são guiados pela Estrela. E nós, o contrário. Fiquei feliz por eles, por vê-los sendo bem recebidos na Mocidade e tenho certeza de que eles também estão felizes por nós na Portela. No nosso trabalho é assim: profissionalismo e paixão caminham lado a lado. Amamos quem nos quer, quem nos acolhe bem. Deus escreve os caminhos de forma que as vezes duvidamos mas no fim tudo sempre dá certo. Nós estamos felizes aqui e eles estão felizes lá, simples assim. Fabrício e Chris, sejam sempre bem vindos!! Mi casa, su casa, literalmente!!!