A Porta-Bandeira

Blog da Primeira porta-bandeira da Inocentes de Belford Roxo, Lucinha Nobre.

Monday, November 16, 2009

Andrea Machado



Essa foto é bem antiguinha, de um ensaio técnico em 2006. Eu queria homenagear Andrea Machado, uma das grandes porta-bandeiras do nosso carnaval, que foi também primeira porta-bandeira da Portela durante muitos anos. Andrea, junto com a Rita Freitas, me ensinou a dançar, quando eu ainda era criança. Lembro muito bem das nossas aulas, no terraço do Fundo de Quintal, uma casa de samba que meus pais mantinham na Avenida Brás de Pina nos anos 80. Eu tinha um pouco de medo dela porque assim como eu tenho feito com as minhas alunas hoje no Projeto, ela pegava no meu pé para rodar igualzinho para os dois lados... Sempre tem um lado mais fraco e eu sofri para aprender... Ela reclamava com o meu pai e o couro comia... Mas eu sempre fui muito fã da dança dela. É o tipo de porta-bandeira que domina a cena e chama para si toda a responsa de um desfile, tinha uma garra que eu não vi mais por aí, rodava forte durante todo o desfile, passou por altos e baixos mas sempre manteve a sua majestade. Grandiosa que só ela, apesar de pequenina, sempre se recriou. Usou algumas fantasias que não somaram muito, pelo contrário, só complicaram. Talvez tenha sido um pouco injustiçada, com certeza merecia um reconhecimento maior de sua dança, de sua técnica. Mas ela tem o reconhecimento de muitos que de fato entendem da dança de MSPB. É com muito carinho que hoje em dia, toda vez que porto o paviilhão da Portela, lembro dela com carinho e busco nela a inspiração para honrar esse grande compromisso com a mesma garra, alegria, humildade e perseverança que ela sempre demonstrou ter.

2 Comments:

  • At 2:34 PM, Anonymous Alessandra Chagas said…

    Linda e merecida homenagem à essa GRANDE Porta-Bandeira! Parabéns pela iniciativa, Lucinha e parabéns à Andrea Machado pelo belo trabalho realizado por muito anos! Com certeza ela merece essa e muitas outras homenagens! Beijos mil para as duas GRANDES porta-bandeiras!
    Alessandra Chagas

     
  • At 8:27 PM, Blogger novidades do samba said…

    minha majestade minha querida mãe
    que tinha que ser notada pela midia
    que ñ conheceu obrigado lucinha pela recordação da minha mãe andrea machado bjs do teu amigo matheus

     

Post a Comment

<< Home