História da Dança de Mestre-Sala e Porta-Bandeira
Era costume também os homens carregarem os estandartes das agremiações. Segundo alguns estudiosos, a primeira porta-bandeira, teria sido da Portela mas na verdade foi um homem chamado Ubaldo. Ele empunhava o símbolo da agremiação na guarda de honra que era adotada na época.
Nos ranchos caranavalescos uma figura feminina exerceu o papel de mestre-sala, Maria Adamastor, famosa por suas excelentes atuações, tendo sido bastante conhecida nos carnavais do Rio de Janeiro.
Alguns precursores da inovação nos ranchos foram: Hilário Jovino Ferreira, Getúlio Marinho (Amor), Maria Adamastor, Antonio Farias, Bororó, Theodoro Massadas e João Paiva Germano. Já nas escolas de samba, para uns estudiosos, Juvenal e Ceci formaram o primeiro par de MS e PB da primeira escola de samba carioca, a Deixa Falar. Ainda segundo estudiosos o primeiro instrutor de MS nas escolas de samba foi Maçu, o José Claudino, da Mangueira, que teria sido inclusive o professor de Delegado.
Por Rita Freitas
PS- O grande MS Maçu da Mangueira, que é inclusive citado em um samba-enredo da Mangueira, vem a ser o avô de Ubirajara Claudino, meu atual mestre-sala.
1 Comments:
At 6:12 AM, Anonymous said…
Lucinha
Muito legal esse texto sobre o começo da dança. falando em começo, vc tem alguma matéria antiga falando de vc nova . alguma com foto? se tiver, publica aí pra gente ver.
Um beijo
Carlos
Post a Comment
<< Home