A Porta-Bandeira

Blog da Primeira porta-bandeira da Inocentes de Belford Roxo, Lucinha Nobre.

Friday, May 27, 2005

Escola de Mestre-Sala,Porta-Bandeira e Porta-Estandarte


Alunos do Projeto Escola de MS e PB e PE

Eu acompanho esta Escola desde a sua fundação, há quinze anos. Como PB sempre procurei frequentar o Projeto, conversar com os alunos e passar um pouco da minha experiência para eles. O Manoel Dionísio, idealizador do Projeto, é um amigo de longa data que eu herdei dos meus pais, acompanha minha carreira desde o início e sempre me deu excelentes conselhos, mesmo que eu nunca tenha sido aluna do Projeto, até porque quando eu comecei a dançar não existiam aulas e eu tive a sorte de ter duas "professoras particulares" que foram muito generosas comigo, me passando o básico: Andréa Machado e Rita Freitas, que atualmente é a Coordenadora Pedagógica e de Conteúdo do Projeto do Manoel Dionísio. Mais adiante elas vão ganhar um post só para elas,obviamente. A nossa escola é aberta para pessoas de qualquer idade, temos alunos de 4 a 70 anos de idade. Pessoas que não têm a pretensão de se tornarem grandes MS e PB mas que estão ali para realizar o sonho de dançar com uma bandeira e temos ainda jovens que saem de lá para grandes escolas do Grupo Especial, como Christiane Caldas,da Caprichosos de Pilares, Raphael,da Vila Isabel e Marcela Alves,da Mocidade Independente. Hoje em dia é comum, principalmente nos Grupos de Acesso e B, ver um presidente procurando ali um novo casal para sua escola. Além das aulas de MSPB, existem ainda aulas de dança de salão com o professor Luís Kleber e sua equipe alternadas com aulas de Afro com a professora Rita Rios. Eu, a Soninha da Mocidade e a Polly trabalhamos em conjunto com o Machine e os rapazes aprendem com Delegado, Peninha e o Claudinho da Beija-Flor. É um time sério e competente e que com certeza está ajudando muito na caminhada dessas crianças, jovens e adultos que tem como sonho portar um pavilhão. As aulas são aberta ao público (que pode assistir da arquibancada) e o clima é de ensaio de escola de samba mesmo, bem tranquilo e feliz. Portanto, sejam todos bem vindos!!!

Serviço:
Todos os sábados
Local: Ginásio da Passarela-Setor 3
Horário: 14:00 às 18:00hs

Wednesday, May 25, 2005

Mais Sambanet 2005


Mais Sambanet 2005

Pois é, pessoal, resolvi me estender um pouco mais no assunto... Na primeira fila à esquerda eu e Ana Paula, que depois de passar um ano afastada da Sapucaí está de volta, feliz da vida. Ela e seu marido e MS Robson, acabaram de assinar contrato com a Escola Império Serrano, o que é ótimo porque eles são talentosíssimos e não poderiam ficar de fora de jeito nenhum!!! Ao lado tem o Eduardo Gonçalves, que além de meu melhor amigo, é o carnavalesco da Lins Imperial, que ficou em quarto lugar no Grupo B e ganhou o prêmio de Melhor Enredo por "O Bêbado e a Equilibrista-O Show tem que continuar" das mãos do nosso queridérrimo Milton Cunha, que por sua vez deu um show à parte apresentando o Sambanet. Eu sou muito fã do Eduardo, a gente se conheceu em 1987 quando ele era aderecista do Barracão da Mocidade e confeccionou o meu chapéu. Além de excelente carnavalesco ele também é formado em Moda e eu morri de orgulho desse prêmio porque eu dei vários pitacos e vi muitas idéias nascerem durante as nossas conversas aqui em casa. Depois coloquei o papo em dia com a PB da Rocinha Gleice Simpatia, cujo nome já diz tudo. Na segunda fila está o casal de MSPB da São Clemente, Marcelinho e Daniele, que ajudaram a São Clemente a fazer bonito no Sambanet. No meio da segunda linha eu estou entre o Maurício e o Tadeu, que junto com o Dan(na última foto de camisa vermelha logo abaixo) e mais um monte de gente que ama carnaval (Alô galera do Flogão!!!) fazem parte do grupo dos meus mais novos amigos do samba, oba!!! As participações especiais dos intérpretes Wantuir da Unidos da Tijuca e Bruno Ribas da Portela (comigo na foto) levaram a multidão presente ao delírio, todo mundo cantou, sambou e ficou feliz com os sambas maravilhosos apresentados. Na terceira e última fila está o meu querido presidente Fernando Horta, que de mau só tem essa cara porque na verdade ele é um amante do Samba e eu tenho muito o que agradecer a ele pela confiança em mim depositada e por estar ao meu lado nos momento de dificuldade apoiando e amparando. E essa menina linda ao lado dele é a PB mirim da Boi da Ilha. Eu não sei o seu nome mas fiquei encantada com a sua dança e por isso ela está aqui, representando o futuro da dança de MSPB.

Monday, May 23, 2005


Alguns momentos da Festa de Premiação Sambanet 2005

No alto à esquerda, Alessandra e Diego, eleito o melhor casal de MS e PB pela Arranco do Grupo B. Ao lado, eu entregando o prêmio ao casal Cíntia e Eduardo Belo, MS e PB da Santa Cruz do Grupo A. Embaixo à direita, a Velha Guarda da Portela nos bastidores se preparando para receber o prêmio especial da noite. Ao lado, eu e Verônica, ex primeira PB da Grande Rio que após o nascimento de seu filhinho de 10 meses, retorna ao mundo do samba. Ela que vinha se destacando, agora estuda propostas para sua volta à Marquês de Sapucaí no próximo carnaval.Atenção presidentes e carnavalescos: ótima PB dando sopa!!! Parabéns à equipe do Sambanet, que vem crescendo a cada ano. Belíssima noite.

Thursday, May 19, 2005


Essas são as meninas que eu costumo trabalhar:Norimar, Janaína, Christiane e Rose.

Funciona assim: os gringos vão para um lugar bem bacana com direito a um jantar baseado na culinária brasileira e depois assistem a um show que faz uma viagem pela música, dança e cultura do Brasil. Por fim, um apanhado do carnaval carioca com direito a passistas, destaques, baianas, bateria, além do Mestre-Sala e da Porta-Bandeira, é claro.

O primeiro show que eu fiz na vida foi em Paris, numa viagem da Mocidade. Dancei com o meu irmão Dudu, comprei uma Barbie com o meu cachê e fiquei feliz da vida, do alto dos meus doze anos... Depois viajei bastante com a Mocidade por todo o Brasil, dancei ainda na Alemanha e nos Estados Unidos.
Direto do túnel do tempo...

Bom, aproveito para agradecer a galera presente nesse espaço. Valeu!!!
Beijão,
Lucinha

Meu Mestre-sala Ubirajara e eu.

Eu conheço o Bira desde nossos tempos de escola de samba mirim. Ele, Mangueira do Amanhã, eu Alegria da Passarela. Chegou a ser segundo MS da escola mãe. Depois disso dançou em escolas do grupo B e no Acesso, onde teve participação reconhecida e premiada com o troféu S@mba-net em 1999 por seu desfile na Império da Tijuca. Bira também sempre foi ritmista, e dos bons. Na Unidos da Tijuca, ele era o primeiro repique de bossa, que é aquele cara que fica tocando sozinho antes da bateria entrar. Mestre-sala nato e atento, sempre tinha um comentário pertinente, fosse ele um elogio ou uma crítica. Seu avô, Maçu, foi um lendário MS de Mangueira, cantado em verso e prosa, "... brigão e arruaceiro, era o grande destaque do bloco do Arengueiros..." ! Com apenas 5 meses para a preparação e sem nunca termos dançado juntos antes, tivemos uma rotina dura de 5 ensaios semanais numa sala alugada, fora os ensaios técnicos de rua, na quadra e na avenida. Além de aulas de Ballet e Yoga, Bira contou ainda com a orientação luxuosa do grande MS Peninha, em ensaios complementares realizados de madrugada na Sapucaí.

Tuesday, May 17, 2005

História da Dança de Mestre-Sala e Porta-Bandeira

A criação da dupla de MS e PB foi inspirada nos pares originais dos ranchos carnavalescos, conhecidos por balizas e porta estandartes. O baliza, hoje mestre-sala, era encarregado de defender o estandarte da escola, uma vez que esta peça corria o risco de ser arrebatada por componentes de outro grupo desfilante. O "roubo" ocorria normalmente, no clímax da euforia momesca, quando as agremiações se encontravam e o baliza descuidava da proteção à porta-estandarte e seu pavilhão.
Era costume também os homens carregarem os estandartes das agremiações. Segundo alguns estudiosos, a primeira porta-bandeira, teria sido da Portela mas na verdade foi um homem chamado Ubaldo. Ele empunhava o símbolo da agremiação na guarda de honra que era adotada na época.
Nos ranchos caranavalescos uma figura feminina exerceu o papel de mestre-sala, Maria Adamastor, famosa por suas excelentes atuações, tendo sido bastante conhecida nos carnavais do Rio de Janeiro.
Alguns precursores da inovação nos ranchos foram: Hilário Jovino Ferreira, Getúlio Marinho (Amor), Maria Adamastor, Antonio Farias, Bororó, Theodoro Massadas e João Paiva Germano. Já nas escolas de samba, para uns estudiosos, Juvenal e Ceci formaram o primeiro par de MS e PB da primeira escola de samba carioca, a Deixa Falar. Ainda segundo estudiosos o primeiro instrutor de MS nas escolas de samba foi Maçu, o José Claudino, da Mangueira, que teria sido inclusive o professor de Delegado.

Por Rita Freitas

PS- O grande MS Maçu da Mangueira, que é inclusive citado em um samba-enredo da Mangueira, vem a ser o avô de Ubirajara Claudino, meu atual mestre-sala.

Show na Vila Riso.

Monday, May 16, 2005

Sejam muito bem-vindos!!!

Olá, queridos e queridas

Para mim é um grande prazer estar enfim por aqui. Planos traçados, planos concretizados... Oba!!!!
Pretendo aqui nesse espaço falar sobre diversos assuntos que nos interessam de uma forma geral... Pode ser sobre música, poesia, novos CDs ou DVDs,filhos e marido,shows bacanas pela cidade, pessoas interessantes e principalmente samba. Aliás, se você gosta de samba está no lugar certo. Se você gosta da dança de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, aqui você vai saber muito mais sobre a dança, conhecerá detalhes que você nem imaginava existir e vai conhecer ainda o Projeto de Mestre-Sala e Porta-Bandeira e Porta-Estandarte do Manoel Dionísio, que é a minha mais nova paixão, onde eu estou dando aulas,com toda a minha paixão...
Bom,o start está dado, a partir de agora tudo pode acontecer!!!
Beijos,
Lucinha Nobre